[GTER] RES: RES: Concentrador PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon May 5 13:16:38 -03 2014

> Um ASR1001 consome, na média, 158W (janela de 20 minutos de medição em
> operação estável em um cenário com 2/4 interfaces up). MX-5 eu não conheço,
> mas creio que seja melhor que o ASR (pq a Cisco não é famosa por ser lá tão
> econômica).

Apesar disso, a Cisco conseguiu ganhar o fornecimento para a
infra-estrutura do PTT que tinha requisitos energéticos exigentes... a
Cisco tem plataformas bem gastonas como Nexus, mas dependendo da função ela
não está tão mal assim.

> Só como referência (porque está em outra categoria de equipamento) a
> CloudCore CCR1016 diz que o consumo máximo é 38W. Então o médio deve ficar
> na casa de 30W para baixo. *Se* ela fizesse o mesmo serviço do DELL acima,
> aí estaríamos falando de uma diferença de ~R$6.156 em 3 anos, o que já
> seria bem considerável pelo preço dos equipamentos em questão.

Tem dois detalhes a mais de custo a ponderar:
- Quanto maior o consumo, mais se gasta para ter energia contínua. Gerador,
célula solar, no-break... então além do OPEX da conta de energia, há um
CAPEX também.
- Porém, o custo de capital no Brasil é muito alto. Assim, algumas vezes
vale à pena comprar equipamentos mais baratos que tenham maior consumo por
causa dos juros do financiamento do equipamento mais caro. Isso não ajuda
em nada nesse momento de crise energética, mas é a realidade.

Rubens