[GTER] Problema PTT-SP X PTP Mikrotik

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Sun May 4 18:38:20 -03 2014

Por mais barato que um ServerU voce consegue um SuperMicro com processador
Rangley (SoC C2758), 4 portas gigabit (Intel i354, driver igb), e ateh 32gb
de RAM. Eh x86, ai voce escolhe o OS. Um OpenBSD 5.5 acho que ia bem.

Essa maquina vai prestar pra muito mais coisa do que uma placa dessas RB. E
vai garantir link sem gargalo ateh o PTT ateh voce precisar passar mais de
1gbps.

Aqui vai uns dados de exemplo.

Without AES-NI or QuickAssist acceleration in Mbps on Intel NICs:
   TCP Mbps   UDP Mbps NAT 941756 Filtering enabled, NAT disabled  941
756Filtering
and NAT both disabled 941756 OpenVPN (AES-256)116 208OpenVPN (AES-128) 120
218 OpenVPN (Blowfish)110 174IPsec (3DES) 6755 IPsec (AES-128)160 164IPsec
(AES-256) 151156 IPsec (Blowfish-128)123 131

Eu montei um servidor destes e coloquei como roteador de borda em um
datacenter rodando BSD. Funciona muito bem, e pode atolar ateh 900mbps que
passa bem. Unico problema eh voce fazer a seguranca dele, tem que garantir
que nao vai ter furos no seu firewall e tudo mais, fora isso, custo
beneficio muito melhor do que a maioria dessas placas (eu nao confio num
raspberry pi pra servir de roteador de borda).

http://www.supermicro.com/products/system/1u/5018/SYS-5018A-FTN4.cfm

Algumas semanas depois de montar uma maquina destas, vi que a pfSense agora
esta vendendo o mesmo servidor com pfSense pre-carregado no disco. Soh que
eles estao cobrando 1500 dollars, e um servidor deste importado esta mais
ou menos 500 dollars, soh precisa de um HD. Muita gente aqui confia em
pfSense, entao imagino que esta sugestao seja boa.

Abraco,
Rafael