[GTER] ENC: RES: Concentrador PPPoE

Bruno Araújo bjaraujo at gmail.com
Thu May 1 14:26:25 -03 2014


Em 01/05/2014, às 05:30, Marcelo Gondim <gondim at bsdinfo.com.br> escreveu:

> Em 30/04/14 22:27, Jeferson Tadeu R. da Silva escreveu:
>> Por aqui usamos o FreeRadius versão 2.1.10 (FreeRADIUS Version 2.1.10), mas
>> estamos enfrentando vários problemas de performance e perda de conexão.
>> Como RB usamos também a 1100Ahx2 nos concentradores PPPoe, apesar de termos
>> já algumas Cloud Core na rede, ainda não criamos coragem pra encarar o
>> RouterOS 6.10 ou 6.12.
>> E vocês por aí, como estão?
> Grande, corre da versão 6.x! Já começa que estou com problemas com DHCPv6 PD Pool que para de funcionar do nada. Atualizei para a versão 6.12 e piorou a situação, porque agora além de não funcionar o IPv6 corretamente, deu pra sumir com coisas como:
> 
> - vlan, um dia está lá e em algum momento ela sumiu.
> - bridge, do nada sumiu também e tive que voltar backup.
> - Em bridge quando entro, determinadas confs aparecem e instantaneamente somem sobre meus olhos. Você fecha, abre novamente e elas aparecem, logo em seguida somem novamente.
> 
> Nossa é muito bug pra uma pessoa só aguentar. Eles não se organizam para trabalhar em algo estável. Eu mando e-mails para o suporte e não tenho NENHUMA resposta dos caras lá de fora. A última resposta que tive, foi quando falei sobre o problema do DHCPv6 PD Pool, isso na versão 6.10, quando a resposta foi: experimenta a 6.11, que ainda não havia sido nem liberada. Tentei e informei que não havia resolvido, nenhuma resposta. Saiu a 6.11 final, não resolveu e também não tive resposta. Agora saiu a 6.12, tentei novamente e além de não resolver, veio com mais bugs e brabos porque sumir configuração é muito ruim mesmo e adivinhem, não responderam meu e-mail informando sobre o problema.
> 
> Então meu amigo, meu conselho é esse:  quer usar RouterOS (Mikrotik) para concentrador PPPoE? Commodity Hardware (placa mãe Supermicro) e Interfaces Intel Gigabit Server Dual Port PCI-e. Parte pra x86 mesmo porque comprar essas CCRs e RBs para concentrador PPPoE não prestam, ainda mais se tiver que usar a versão 6.x, como é o caso das CCR.
> 
> Tenho concentradores PPPoE rodando em x86 + RouterOS 5.26 segurando 1000 usuários ou pouco mais, mas procuro sempre ficar em torno de 1000 clientes por concentrador. Dessa forma fiquei com muito mais estabilidade. Pendurar 2000, 3000 assinantes no mesmo RouterOS não rola. Quer fazer isso? Corre para um Juniper MX5.
> 
> Fica aqui a dica.  :)

Por que não usar EdgeRouter da Ubiquiti?

_______________
Bruno Araújo


Antes de imprimir, verifique se tem papel e tinta suficiente na impressora.


More information about the gter mailing list