[GTER] RES: RES: RES: Concentrador PPPoE

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Mar 26 10:47:47 -03 2014

Minha visão já é diferente...

Se "aquilo"(seja o que for) faz um serviço bem feito, OK.
E tem coisas que MK faz razoavelmente bem.

Mas se "aquilo" gera problemas(em ordem de importância) para outrens, para
seus clientes, e para você... E esses problemas são recorrentes, é
inconcebível manter algo assim em produção.

Ou diminui a demanda da caixa(Múltiplos B-Ras no exemplo dessa thread), ou
troca de caixa.

Um exemplo que para mim é inconcebível é o que ocorreu há algum tempo nos
PTTs afora. Um misto de:
 - Características falhas do MK, com;
 - Alguns operadores sem a expertise necessária.
Causaram problemas a outros participantes.

E esse é outro contraponto do MK(e também de outras caixas):
Como a interface GUI abstrai a complexidade dos recursos empregados, alguns
operadores desconhecedores dos conceitos fundamentais dos protocolos
tocam-se a implementar tais recuros, e quando deparam-se com problemas
nesses ambientes tem que de bate-pronto aprender:
- O protocolo(o que sabemos ser justamente o mais complexo);
- Recursos avançados da caixa em questão, e como acessá-los nessas caixas
que geralmente depende de uma mudança de GUI p/ CLI.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação