[GTER] Link aggregation com PBR ou VRF em FreeBSD 10

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Mon Mar 17 15:52:50 -03 2014

Boa tarde,

Estou roteando duas subnets locais /24 por dois uplinks docsis, alem de um
bloco /29 estático provisionado pelo ISP no link empresarial.

Todo trafego normal passa por NAT e sai pelo default gateway que seria um
link residencial comum, com IP via dhcp. Todo trafego do bloco /29 sairia
pelo link empresarial.

Cada subnet tem seu uplink pro roteador em uma interface GigE separada, e
junto com os dois uplinks pra WAN, a box tem quatro NICs. A distribuição na
segunda camada eh feita por um Cisco SG200-26.

Nessa solucao estou utilizando o FreebSD que sozinho ja faz muita coisa,
alem de seu ipfw para NAT e firewall.

Meu problema esta em utilizar PBR/VRF para fazer com que o trafego saindo
da rede /29 use o uplink correto (empresarial) em vez de o default gateway
(residencial), e também que volte para o cliente por uma rota adequada.

Aqui vai uns dados extraídos do roteador: http://pastebin.com/qxDtYerh

Alguém teria experiencia com este tipo de configuração? Estive procurando
bastante sobre ipfw e tudo mais, mas a quantidade de exemplos eh pouca e a
maioria eh feita em configurações um pouco mais simples, como 2 NICs
somente, sem necessidade de LB.

Grato desde já,

Rafael