[GTER] Enlace Ceragon IP10 - 400Mb

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Mar 15 16:52:36 -03 2014

elizandro at pachecotecnologia.net>:

> Pessoal,
>
>     Estou com um enlace de 400MB utilizando ceragon e estou tendo alguns
> problemas, acontece que antes a saída desse link era 300MB, então não
> sentíamos problemas, porém foi feito um upgrade nesse link e agora os
> ceragons começaram a não passar a banda necessária ( na verdade desconfio
> que nunca passou ).
>
>     Em testes com uma cloudcore de cada lado, a transmissão chega aos 400,
> porém em testes bi-direcionais, conforme sobe a transmissão ( próximo a
> 100MB ) a recepção cai pra menos de ( 300 MB ).

Isso sugere que a porta giga possa não estar operando em full-duplex. Ao
contrário do que se faz em Fast Ethernet, deixe auto-negociação ligado que
deve ir para full-duplex. Se não estiver indo, troque o cabo por um cat.6.

>     Para amenizar, utilizar um enlace secundário com rockets e uni em uma
> bond. Hoje parei pra olhar os rádios e me deparei com o seguinte log:
>

>          Gigabit Ethernet loss of carrier on port #1

Como já mencionaram, pode ser o link-loss-forwarding, que é um recurso
ótimo. Gerencie o rádio pela porta de gerência que você não perde gerência
quando isso acontecer.

A porta 1 está ligada em um switch giga ovislink e na outra ponta ligado
> diretamente em uma caixa cisco, onde chega o link. Em ambos lados tenho
> essa mensagem diversas vezes por dia.
>
> Poderia estar aí o problema?

Você pode estar tendo queda do enlace. Verifique os contadores de erro.

Rubens