[GTER] RES: Cache Web Profissional

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Fri Mar 14 15:59:32 -03 2014

E o varnish vai fazer esse tipo de cache?

Pelo que entendo, ele faz só o contrário: cache de dados de um servidor web
*seu*, e não dos outros, que o que um ISP normalmente tem em mente.

O varnish, no meu entendimento, está mais para um economizador de
requisições feitas ao servidor principal (além de acelerar as coisas, caso
esteja bem na borda da rede).

Já um cache do tipo aqui discutido é, na esmagadora maioria das vezes, para
economizar banda: se um cliente do ISP acabou de ver um vídeo com a
qualidade X no YouTube, por que o próximo cliente que for assistir o mesmo
vídeo nas mesmas condições precisa baixá-lo novamente? Isso serve para
praticamente qualquer conteúdo. Imagina quantas mil vezes a mesma imagem do
Facebook é vista dentro da rede de um ISP. VArnish vai ajudar o Facebook a
balancear os acessos, um cache de conteúdo (webcache, ou sei lá como nomear
isso agora...) vai ajudar um ISP a não lotar a banda.

[]s
Raimundo