[GTER] acerca de CGI. era: Re: Iminência da Votação do Marco Civil

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Mar 12 12:01:51 -03 2014

On Wed, 12 Mar 2014, Eng. Fabio Roberto wrote:

> Não sei se entendi bem, mas se o que você quer é saber o IP de quem está
> conectado ao seu webserver via próprio site PHP, basta vc resgatar uma
> variável do próprio sistema, ex:
>
> $ip        =$_SERVER['REMOTE_ADDR'];
>
> Você irá obter o IP da pessoal que está acessando essa página.

exato. essa variável, bem como algumas outras, são setadas pelo servidor
apache, não são específicas do PHP. se você é doido o suficiente para
escrever servlets em C, pode recuperá-las com a função getenv().

veja a documentação do apache sobre CGI.

mas, entenda bem, esse é o endereço como aparece para o servidor. Se o
cliente estiver atrás de um NAT, esse endereço será o endereço público do
roteador, o endereço interno do cliente se perdeu.

essa é uma das coisas boas do IPv6, você dificilmente precisará de NAT.