[GTER] trafficsqueezer

willian pires willian_pires at hotmail.com
Mon Mar 10 17:04:34 -03 2014

Utilizei com sucesso por 1 ano um tunel vtun com compactação lzo em um link ethernet de 100Mbit.Na pratica o problema é cpu o vtun+lzo cria uma interface "ethernet" entre os hosts e o resto você já sabe.Em uso intenso uma das cpu chegava a 98% "intenso = 80Mbit/s" de trafego no tunel uns 130Mbit por fora dele.

Minha estrutura era "redundante" com o tunnel basicamente um link "telecomica" no meio com 1 sw L3 de cada lado,o link chegava nos switches que tinham na porta dele 2 vlans, em uma vlan estava uma sessão OSPF  entre os 2 switches,na outra vlan puramente L2.Nessa segunda vlan vamos chamar ela de v100-jose tinha outra porta ethernet que era a porta "wan" dos compactadores eclaro nos compactadores ips configurados e o tunel sob essa interface.
A interface tunel eu fiz uma bridge com a segunda interface ethernet dos compactadores e coloquei em uma terceira porta dos meus switches.
Nessa porta marquei a vlan v102-JoseOspfCompactado nos dois switches e fiz a segunda sessao de osfp entre os switches.
Explicação do porque a massaroca:A primeira vlan é só para switches se falarem mesmo e caso o tunnel caia vai tudo por ele entao o custo dela é 10.
A segunda vlan é so para os 2 compactadores se falarem por uma vlan isolada que eu sou chatão mesmo.
A terceira vlan é onde mora o segredo do negócio ela não vai pelo link ela só esta marcada na porta "lan" do compactadorque esta vinculado a uma interface ethernet que esta em bridge com uma interface tunel que vai para o outro lado e sai em outra bridge e voile..
Se o tunel cair porque ficou em 100% de uso 1 cpu por mais de 30 segundos e ele corrompeu qualquer coisa o link "segura"senão a sessão ospf entre os switches mantem a preferencia pela vlan tunelada com compactação que da um ganho de uns 30%.
Abraço se precisar de ajuda para implementar a solução chama noís ai !