[GTER] Duvida -- Tunel de IPV6 para IPV4

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Mon Mar 10 12:40:03 -03 2014

On 10/03/14 11:54, Nilton OS wrote:
> Se eu tenho uma rede toda IPV6, mas não tenho IPV4 como eu posso chegar
> nessas redes IPV4 ?
>
> Qual o tunnel correto que devo usar ?
>

> Obrigado

Você precisa ser mais específico na descrição do que quer fazer.

Vou supor que você queira que hosts em sua rede doméstica ou corporativa
só IPv6 acessem serviços na Internet IPv4. Pra isso você precisa de pelo
menos uma saída IPv4 e você pode usar uma técnica de tradução de
pacotes, como NAT64, em conjunto com DNS64, e não um túnel.

Pode usar, por exemplo, TAYGA + BIND pra fazer isso.

Note que há aplicações que ainda não funcionam numa rede só IPv6. Skype
e dropbox, por exemplo, ainda só funcionam com o endereçamento antigo
(v4). Então, a maioria das coisas vai funcionar nesse ambiente, mas nem
tudo.

Se você é um provedor com uma rede toda IPv6 e quer fazer seus usuários
conversarem com a Internet IPv4, há outras alternativas.

[]s
Moreiras.