[GTER] PON vs Metro Ethernet

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Mar 6 09:04:28 -03 2014

On Wed, 5 Mar 2014, Listas Logic wrote:

> Estou em um projeto de rede óptica em minha cidade e estou estudando a
> melhor tecnologia a ser utilizada na rede para atender as necessidades
> de meus clientes que em geral, precisam de links L2 redundantes.
>
> Depois de muita pesquisa, percebi que redes PON não são redes projetadas
> para suportar redundância ativa, pelo ao menos foi o que eu encontrei no
> google, e estou querendo dupla abordagem quase na ultima milha. Colocar
> duas ONU's em todos os clientes, cada ONU em OLT diferente eleva
> bastante o custo dos ativos, sem falar na quantidade maior de fibras que
> [...]

Como se diz no futebol, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
xPON e MetroEthernet tem finalidades diferentes. A primeira serve usuários
finais, uma versão óptica de ADSL; já a segunda é para usuários barra
pesada. Me parece que o teu é o segundo caso.

Há, porém, serviços em xPON tão bons que cobrem tranquilamente certos usos
de metroethernet. me lembro de uma reunião do GTER em Natal, RN, que foi
conectada ao mundo por uma rede GPON da Cabo Telecom que funcionou como um
relógio suiço.

> Pelas minhas conclusões a tecnologia Metroethernet está se adequando
> melhor, pois os equipamentos são relativamente baratos comparados ao
> GPON/GEPON. Estava pensando em chegar com duas fibras em cada cliente,
> colocar dois modulos sfp num switch, e controlar a banda no switch
> mesmo. Cada switch vai se conectar na ponta de outro cliente. Bom, foi a
> alternativa que encontrei.

Vai ficar tão caro quanto abordagem dupla com xPON, já que o maior custo
aí é o de passagem de fibras, cavar (e tampar) buracos, etc.

-- Danton.