[GTER] OPENBGP

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Mon Jun 30 11:32:32 -03 2014

On 27/06/2014, at 22:01, Fernando Perassoli - Aonet Internet Provider <suporte.fernando at aonet.com.br> wrote:

> Boa Noitea todos.
>
> Tenho o Openbgp + Freebsd como roteador de borda onde fecho 3 sessões BGP com operadoras distintas e de todas recebo full-routing, dividi meus blocos /20 e /21 em blocos /24, anuncio meus blocos /20 e /21 para as 3 operadoras e também anuncio os /24 para as operadoras divindo um pouco pra cada para balanceamento,só que estou com o seguinte problema, quando uma das operadoras cai, os blocos /24 que são anunciados por ela param de sair para internet.
> Algum colega tem um cenário parecido e poderia me ajudar?

Não tem muito o que voce possa fazer do seu lado. Afora as decisões de anuncio que poderia ser /23 se possível fosse, pelo que você descreve não tem nada errado ou que deva ser tunado.

Acontece que quando a operadora do X/24 cai, o mundo tem que retornar por você pelos anúncios /20 ou /21 assim que a roda /24 deixar de estar anunciada. Se essa parada demora tempo demais você precisa investigar olhando em Looking Glasses porque essa rota ainda existe, e onde ela existe, ou seja se é sua upstream que ainda envia o /24 pro mundo ou alguém acima dela continua anunciando. De uma investigada nos LGs.

Por último tente negociar um hold time menor, pros lados perceberem mais cedo a indisponibilidade do outro peer. Se quando você cai as rotas continuam anunciadas por muito tempo, voce esta tendo problema de Stale Routes na outra ponta. Comum em várias revisões do RouterOS e até em algumas situações bem específicas com OpenBGP e quagga, do outro lado (não do seu, afinal sua sessão ja caiu) - você não tem muita intervenção a fazer nem manual, como refresh ou clear afinal a sessão ja caiu.

Se baixando o hold time não melhorar, e você comprovar que o anuncio persiste mesmo com a sessão caída, abra um chamado junto ao seu upstream e veja porque ele continua anunciando uma stale route com idade superior ao hold time.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800