[GTER] Placas de rede PCI e PCI-Express

willian pires willian_pires at hotmail.com
Fri Jun 27 22:48:12 -03 2014

Boa noite a todos.
Vamos lá:
PCI-e X Pci básica diferença é que o pci-e utiliza uma tecnologia ou metodologia chamada lane, que conecta diretamente o dispositivo a o processador.
Já o pci normal utiliza um empilhamento chamado barramento pci.
Mas ambos suportam digamos 1Gbps porem existe um monstro chamado PPS, podemos facilmentechegar em 100%  de uma cpu Xeon de 2.7Ghz com algo em torno de 600Mbit porem com pequenos pacotes UDPque algo em torno de 450Kpps ainda mais em plataformas que estejam rodando full bgp.
Recomendo fortemente que utilizem PCI-E intel com o chipset indicado segundo faça o vinculo de irq da placade forma estática nos processadores de baixo para cima.
Uma das vantagens das novas placas de rede é que elas inicializam entre 4 e 8 endereços de irq e isso pode ser utilizado de forma muito vantajosa.
Vamos supor que o seu cpu tenha 8 cores correto e que a placa que você instalou suporte 4 vetores de irq.
Então alinhamos assim:
Core 0 --- Sempre para elementos do sistema operacional, filtro de pacotes como o netfilter "iptables" para Linuxou pf para caso de Freebsd, e elementos de roteamento.Core 1 --- Aplicativos como Quagga,OpenBgpd,Bird e OpenOSPF.Core 2 --- amarre os usuários nesse cpu, sshd bash e coisas afim.
Core 3 -- reserva ou pode ser usado para outros processos.---------------------- VAMOS AMARRAR ESSE PROCESSADORES AS INTERFACESCore 4 Core 5Core 6Core 7
Estou usando Freebsd como exemplo mas no linux a logica é a mesma.$vmstat -i irq265: igb1:que 0            3891596287       4853irq266: igb1:que 1            3720603346       4640irq267: igb1:que 2            3700328921       4614irq268: igb1:que 3            3698635138       4612
Cada um dos nossos irq estão aqui e com seus devidos contadores de interrupção.
Agora vamos amarrar cada um deles em seus respectivos cpu
$cpuset -x 265 -l 4 --- amarrando o irq 265 ao processador 4........$cpuset -x 268 -l 7 --- amarrando o irq 268 ao processador 7
Agora mais um pulo do "gato", hyperthreading nada tem haver com SMP !
Hyperthreading tem haver com o processador conseguir tratar as chamadasde um programa como se fosse 2 processadores.
Já interrupção não entende isso portanto desative sumariamente HT, Virt-X de processadoresde roteamento, outro ponto "Clocks Matter" processadores equivalentes com da mesma geração com clock ou Ghz diferentes quanto mais melhor.
Um ponto importante se tiver uma placa mãe com 2 processadores NÃO alterne entre eles os irq, fixeos processadores por placa e não por porta !
E agora por ultimo atualize os drivers e antes de por o ambiente para rodar faça o máximo de atualizaçõespossível pois depois de estar rodando melhor coisa é não mexer.
Abraço