[GTER] Monitoramento por Câmeras

Tiago Flôres tiago at balensiefer.com.br
Thu Jun 26 17:50:11 -03 2014

Eduardo,

Quase todas as câmeras IP disponíveis no mercado trabalham com o protocolo
RTSP (RFC 2326), oque as torna "compatível" com diversas soluções de
video-monitoramento, NVR, DVR's, etc.
Estou cuidando de um sistema com câmeras (de diversos fabricantes
diferentes) espalhadas em vários estados do Brasil, interligadas por uma
rede MPLS, totalizando cerca de 4000 câmeras IP. Existem diferenças de
qualidade entre alguns fabricantes, mas não é algo que inviabilize o uso de
um ou outro, exceto se o critério qualidade da imagem, opções da câmera,
etc, forem critérios de exclusão.
Existe a necessidade de configurar os streamings 1, 2,3 ,4, obter a URL
RTSP, ou seja, ajustar as configurações das câmeras para trabalhar com seu
equipamento. Alguns equipamentos proprietários utilizam features para
identificar as câmeras, etc, (device discovery), que podem não funcionar
com todos os tipos de câmeras, já que normalmente essas features são
funções específicas de um ou outro fabricante. Em algumas soluções você
pode não conseguir "descobrir" uma câmera de um fabricante diferente,
etc...mas geralmente existe uma forma de você contornar essa situação,
adicionando o dispositivo manualmente ou algo do tipo....também é bom
observar os acessos aos dispositivos (se não há restrições na sua rede,
portas específicas bloqueadas, etc), fora isso, sem maiores problemas. No
que puder ajudar fico a disposição.
Na verdade não conheço câmera IP que não suporte RTSP.

[]'s

Tiago