[GTER] Roteamento CG-NAT

Shine eshine at gmail.com
Wed Jun 18 22:35:57 -03 2014

Douglas.

Essa questão do ponto de vista técnico é aberta na minha opinião. Existem
prós e contras.
Em caso de 1, eu vejo como vantagens:
- ip space overload: você pode usar o mesmo range de endereços IPv4 ou
integrar redes legadas com o mesmo subnet sem alterações drásticas como
mudar de range.
- convergência de tráfegos em um ponto único permitem uma visão mais
centrada do tráfego (nem sei se podemos considerar exatamente como uma
vantagem, isso pode ser discutível)
Acho que a maior desvantagem é a escala. NAT sempre é contabilizado e
limitado por fluxos, dificilmente um equipamento escala de graça nisso.
Se latência é caminho crítico, um caminho adicional L3 introduz mais um
tanto disso.

No caso de 2, além de não ter as vantagens e desvantagens de 1, temos que
considerar que a operação e o controle de redes indo "por fora/dentro" tem
que ser muito bem amarrada. Frequentemente, operações de exceção são
passíveis de erros humanos e corrigir normalmente toma tempo de pessoal
especializado. O ideal aqui seria ter um sistema orquestrado, mas
orquestrar demanda tempo e mão de obra considerável, dependendo do tamanho
da rede...
Pode ser que túneis sejam uma forma interessante de ter controle, mas mesmo
assim precisa avaliar a sua topologia para ser se aplica. Se tiver que
fazer vários a partir de vários pontos distintos pode virar mais um fator
de falha do que propriamente uma solução... fora que também introduz
overhead, pode consumir recursos de equipamentos.