[GTER] Indicação - Switch 10Gb/s

Shine eshine at gmail.com
Tue Jun 17 19:02:09 -03 2014

Romulo,

Existem muitos fabricantes que produzem modelos de switches com qualidade,
fica difícil citar um específico - inclusive existe a possibilidade de
evoluir para whiteboxes no futuro. Em geral, o que se avalia é o todo, ou
seja, o fabricante, o equipamento, o integrador. Só considerar um dos
fatores geralmente não traz os melhores resultados.
No geral, se você tem uma boa consultoria técnica, ela pode te ajudar a
modelar uma solução. Claro que ela vai puxar a sardinha para os parceiros
tecnológicos dela, mas como cliente você deve procurar avaliar o que melhor
convém ao seu negócio.

O que eu recomendaria:
1) evitar soluções muito fechadas. Isso quase sempre impede
interoperabilidade ou migrações. Por mais bacana que seja a funcionalidade,
se ela fecha a sua escolha para expansões futuras ela pode deixar você em
uma situação futura difícil. Então prefira soluções que vários fabricantes
usam, como OSPF, BGP. Agregação de links L2 em multi chassis acho que seria
um exemplo de concessão, mas convenhamos que ela só afeta pares de
equipamentos e não compromete uma topologia de rede completa.
2) Considere suporte. Muitas vezes o custo de um bom suporte com RMA e TAC
compensa mais do que ter peças de reposição. Também pense que esse custo
pode inviabilizar o seu projeto e em casos onde a estrutura ainda não está
com escala, ter um bom suporte interno (sua empresa domina a tecnologia) e
equipamentos de custo bem efetivo (MK é o típico caso) pode ser mais
vantajoso.
3) Não considere apenas papel, faça testes e simulações com a solução
sempre que possível. Mesmo as soluções de alta tecnologia podem não
considerar todas as possibilidades. Tente simular ou ter referências reais
de outros casos do seu fornecedor.