[GTER] OSPF e IP publico nos AP's ultima milha (hotspot)

Thiago Andrighetti thiagoapadua at yahoo.com.br
Fri Jun 13 11:13:33 -03 2014

Tudo bem pessoal?
Estou com o seguinte problema:
Eu estou migrando a rede em nosso provedor para OSPF.
Pretendo deixar minha rede como a seguir, vou dar exemplo de um pop só:
LINK ---> Borda da minha rede interna (mikrotik CCR) ---> Enlace para a torre --> Router (ospf) mk --> AP's com MK(hotspot) ;

Pretendo fazer todo o roteamento desde a CCR até o Router com ip privado.
Nas AP's pretendo colocar IP Publico, para evitar bloqueios por parte de alguns sites como google, chat uol, que bloqueiam
quando há muitos acessos vindos do mesmo ip.

Minha dúvida é como faço pra entregar esses ips validos fazendo a maior economia de ips, pois pelo que consegui
imaginar até agora, vou ter que colocar um /30 para cada AP, pois o gateway das APs é o Router. Ou então
eu colocar um /29 e distribuir um ip pro Router e o resto para os APs.

Desculpe se não consegui explicar direito minha dúvida.

Qualquer coisa só falar.

Muito obrigado!

--
Thiago Andrighetti de Pádua