[GTER] NTP como amplificador de ataques

Rodrigo Pedrosa rodrigopa.uepb at gmail.com
Wed Jan 15 20:37:30 -02 2014

Senhores, verifiquei que todos os servidores cache mara que gerencio e que
possuo na versão atualizada até a data de hoje (15/01/2014) estão
vulneráveis a ataque amplificação baseados em NTP.
Conforme consulta abaixo:
root at dns2:~# ntpdc -n -c monlist 186.233.xx.xx
remote address          port local address      count m ver rstr avgint
 lstint
200.160.0.8              123 177.36.5.254         517 4 4      0    941
322
200.189.40.8             123 177.36.5.254         514 4 4      0    947
910

Bloquei o acesso externo a porta 123 protocolo UDP no firewall do Cache
Mara para solucionar o problema até que o suporte da mara Systens corriga o
problema.

Att., Rodrigo pedrosa de Aguiar.