[GTER] Rede OSPF - Area STUB c/ Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Jan 11 15:45:48 -02 2014

2014/1/11 Jonatas M. Victor <jonatasmv at gmail.com>

>  Realmente com nssa funcionou redondo a minha necessidade. Mas eu já li
> algumas documentações cisco, documentações mikrotik. E não achei um lugar
> claro de objetivo de funcionamento dos tipos de áreas stub e nssa e a
> proprietária da cisco totalmente stub. Quando eu devo aplicar uma área stub
> ou quando devo aplicar uma área nssa ou manter sendo utilizada uma área
> standard?

http://www.deetc.isel.ipl.pt/redesdecomunic/disciplinas/RI/acetatos/OSPF%20desc%20funcional.pdf

Aliás, uma pesquisa com site:isel.ipl.pt e OSPF ou BGP vai dar os outros
materiais em Português bem interessantes produzidos por nossos irmãos de
além-mar.

Mas cá entre nós, essa divisão em áreas fazia bem mais sentido quando as
CPUs de roteadores eram de 40 MHz e os links eram de kbps, e quando se
usava OSPF para passar tudo quanto é prefixo. Com as CPUs de hoje, links de
hoje e divisão entre OSPF e IBGP, quase sempre faz mais sentido colocar
tudo na área 0.

Rubens