[GTER] Embratel X PTT Trafego Internacional

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jan 10 17:09:19 -02 2014

2014/1/10 Matheus Cucoloto <matheuscucoloto at gmail.com>

> Pessoal.
>
> Em um link da Embratel aonde tenho sessão BGP estou sofrendo problemas de
> latencia alta em tudo que é do PTT-SP.

Basicamente todo cliente de trânsito Embratel sofre com latência nacional
alta em função da relutância desta de fechar settlement-free-peering com
redes brasileiras.

> Através dos LG e afins fica claro que a seabone.net (Internacional) esta
> anunciando meus blocos no PTT e ela recebe os meus anuncios via Embratel.

Acho que não... o LG tem anúncios de trânsito dos participantes para que se
possa ver um mapa da DFZ, mas isso não significa que a Lanautilus (Seabone)
esteja fazendo isso, que seria oferta de trânsito internacional gratuito no
PTT... peça no LG para listar apenas os prefixos vindo dos route-servers do
ATM que você terá uma sensação melhor do que está sendo anunciado no PTT, e
não que visão da Internet os membros do PTT tem.

> Consequentemente quem esta no PTT vai até MIAMI e volta para o Brasil para
> alcançar minhas classes IP, deixando a latencia acima de 120ms.

Isso provavelmente acontece não apenas no PTT mas com um bom número de
redes nacionais. É que como praticamente toda rede nacional está no PTT,
você pode estar deduzindo uma correlação que não existe.

> O problema é que a Embratel diz que não pode fazer nada e que não entende
> isso como um problema. Questionei porque os blocos da Embratel não sofrem
> este tipo de problema, eles responderam que é um acordo que fizeram com o
> PTT. :/

Não é acordo com o PTT, eles devem ter fechado sessões bilaterais com essas
redes quer via PTT quer via circuitos privados, e não fazem o mesmo por
você. Notar que a Embratel não está no ATM: http://ptt.br/particip/sp

> Gostaria de saber se algum de vocês sofre ou ja sofreu com este tipo de
> problema.

Toda rede cliente da Embratel já sofreu e sofre com isso. Se você precisa
de bom trânsito nacional, não é a Embratel o fornecedor que você deve
contratar.

Rubens