[GTER] [caiu] Servidor Público de Monitoramento

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jan 6 14:04:58 -02 2014

P.S: Levei a thread p/ GTER(também).
P.S.2: Se isso ficar realmente sério, seria tem para levar para IETF-LAC?

Seguem minhas sugestões(two cents):
- Abertura de um projeto com domínio .ORG
 - Dados e estatísticas coletadas integralmente PÚBLICOS
- Pontos de medições distribuídas,
  no estilo ookla(speedtest).
 - Medições cruzadas, em esquema half mesh.
  - 2 ou 3 aferidores medem o mesmo serviço
    de pontos e operadoras diferentes.
- Basear-se em regras e métricas do ITIL afim de:
  - Tornar-se referência p/ aferição de qualidade
    de serviços de Internetworking e Cloud Services
  - Influenciar aspectos comerciais chegando ao ponto
    (em algum tempo) tornar-se requisito p/ disputas
    comerciais.
- Não usar recursos que dependam de aut
h/config/install
  - Permite coletar dados de servidores, mesmo sem
    o provedor do serviço participar do projeto.
  - Reduzir o receio do colaboradores do projeto

em ativar esse serviço dentro de sua rede.
       Ex.: - Pedir para abrir SNMP(RW/RO)
              - CLI(SSH/Telnet)
              - Client de Zabbix
              - API específica
- Usar protocolos e ferramentas já existentes
  - Não reinventar a roda
  - Facilitar futuras atualizações
- Escolher uma ferramenta e criar uma VM
  com requisitos de recursos bem MAGRINHOS
    (Sugiro Ubuntu LTS e Zabbix + Zabbix Proxy)

- Para participar
  - Como aferidor:
     - Colaborador se cadastra no site do projeto
    - Informa, IP estático alocado, ASN(Se houver)
      Operadoras de LINK, Longitude/Latitude, etc.
    - Põe uma VM que vai disparar as medições
       contra os aferidos.
  - Como aferido:
     - Obrigatoriamente participar como aferidor
    - Complementar cadastro no site do projeto
       - IPs de WAN, do seu lado e da operadora
      - IPs de DNS, Autoritativos e Recursivos
       - Serviço de MX, SMTP, POP, IMAP
        (Amarrar no DNS para testar os IPs?)
    - Alterações de cadastro deverão ser aprovadas
       por equipe que gerenciará o projeto.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação