[GTER] OpenBGPd: adicionar peer sem reiniciar

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Sun Jan 5 00:05:56 -02 2014

Em 04/01/14 13:10, Douglas Fischer escreveu:
> [...]
>
> "Putz, não funcionou..."
> - Tenta o reload.
> "Não funcionou..."
> - Tenta o restart.
> "Não funcionou..."
> - Tenta o tenta o kill.
> "Não funcionou..."
> - Tenta o tenta o no processo pai e deixa subir com whatch-dog.
> "Não funcionou..."
> - Tenta usar uma meia verde e outra azul, e restart.
> "Não funcionou..."
> - Inverte as meia e restart denovo.
> "Não funcionou..."
> - Recompila o kernel com a opção --tãdã=off e restart denovo.
Douglas,

Sem dar nenhuma pedrada.  :)   O caso dele deve ser algo com alguma
configuração que não está correta em alguma ponta ou algum outro
problema desconhecido. Ele queria uma maneira de fechar o peering sem
ter que re-iniciar todo o serviço bgp. Eu sugeri à ele primeiro testar
se existe algum erro de syntax e na pior das hipóteses o clear foi feito
pra isso mesmo, reiniciar uma conexão sem ter que derrubar todo o serviço.
Eu uso FreeBSD + OpenBGP tem mais de 2 anos e nunca tive esse problema
que ele relatou. Tenho 5 sessões eBGP e 9 sessões iBGP sendo IPv4 e
agora iniciando IPv6 e não tenho nenhum problema de ter que reiniciar um
serviço quando crio uma nova sessão bgp. Simplesmente faço:

# bgpd -n
# bgpctl reload

Checo se a sessão levantou tudo bem com:

# bgpctl s s

Caso não tenha fechado e se eu quiser resetar apenas aquele neighbor eu
mando:

# bgpctl nei nome_neighbor clear

Não tem nada de errado nisso. Não é nada maceteado, ou algum bug
contornado, são apenas comandos úteis.

Respeito a sua opinião em não querer usar a ferramenta ou querer usar
algo proprietário. Eu, sinceramente, não tenho o que reclamar pois essa
solução segura +20mil assinantes distribuídos em 4 cidades e até hoje
não me deixou na mão.

Isso não foi pedrada, apenas um relato que alias já tiveram vários aqui.  :)