[GTER] Dúvida OSPF Area NSSA e Default

Wladimir Pereira wladnery at gmail.com
Fri Feb 28 16:58:00 -03 2014

Boa tarde, Jonatas.

O protocolo OSPF redistribuirá a ROTA-PADRÃO somente se o administrador
configurar.

Sendo RB-a ou RB-b (ambos na area 0) um ASBR, com 'default-information
originate' aplicado, a ROTA-PADRÃO percorrerá todas as outras áreas
caracterizada como Type-5 LSA.
Mesmo aplicando o recurso de 'area x filter-list' em um ABR, para propor
uma solução para intra-area e interarea, este tipo de LSA não seria
filtrado. O filtro seria bem aplicado em Type-3 LSA (Summary Net), que não
é o caso.

Em soluções do tipo local-router (distribute-list) ainda resolveria, para
fins de prevenir que a rota seja inserida no 'Forwarding Table', mas os
Type-5 LSAs ainda continuariam sendo distribuídos na rede.

Verifique as configurações de cada roteador, o que está (e se está)
redistribuindo, e quem de fato é ASBR e ABR no cenário.

Por fim, OSPF não deveria causar loops ou incompatibilidades.
Se houver redistribuição de rotas externas, uma pequena falha no
planejamento/aplicação poderá causar resultados inesperados.

Abraços,