[GTER] Serivdor DNS

Claudio Junior csjunior at gmail.com
Sat Feb 22 01:52:01 -03 2014

Eduardo,

Para DNS recursivo recomendaria vc utilizar o unbound.
Para o DNS autoritativo, a melhor solução é o bind

Quanto a sistema operacional, utilize freebsd ou linux (debian) ou outra
distribuição. Eu particularmente prefiro a debian. Há ótimas avaliações do
pessoal do unbound com o freebsd, então é uma cartada certa.

E principalmente, separe o DNS autoritativo do dns recursivo. É mais facil
de manter e seguramente mais eficiente. O DNS recursivo, vc mantem na rede
ou mais próximo da rede onde estão os teus clientes. O DNS autoritativo, vc
pode manter um na tua rede e o segundo em uma rede secundaria ou até mesmo
em um data center contratado para hospedar uma VM, pois dependendo da
configuração dificilmente a quantidade de consultas será tão grande. Isto
vai evitar que se cair um avião em cima do teu servidor, seus serviços
fiquem fora do ar (todos).

Se precisar de alguma coisa, entre em contato através do email particular
(private)

Att.

--
Claudio da Silva Junior