[GTER] Otimização de tráfego em rede MPLS

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Tue Feb 11 11:14:20 -02 2014

Poderia haver QoS adicional da operadora que eventualmente estaria anulando
o de vocês ou o que existe é o da operadora?

Pergunto pois aqui temos uma MPLS que funciona exclusivamente para
video-conferências (que tipicamente são mais problemáticas que tráfego de
qualquer outra ordem) e só conseguimos resolver esse tipo de problema
solicitando à operadora que removesse todos os tipos de QoS que por ventura
estivessem sendo aplicados por ela na rede.

Feito isso, com o QoS sendo feito somente por aqui [1] a coisa mudou de
água pro vinho instantaneamente. Nossa ponta mais problemática fica em Boa
Vista (Roraima) com média de latência em 400~500ms e mesmo durante o uso
mais intenso da rede com todos os outros pontos ligados simultaneamente
parece que eles estão na rede local, praticamente nada de delay.

ERP não é exatamente minha especialidade mas creio que um QoS bem aplicado
poderia/deveria resolver isso, só tem que ver se uma coisa não está
anulando a outra.

Boa sorte.

[]'s

[1] -