[GTER] ASN REGISTRO.BR

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Mon Feb 10 21:38:44 -02 2014

Sua empresa se enquadra como ISP? Se sim, /22 como falaram

agora se  for usuário final, /24. No seu caso então, declare sua empresa
como usuário final e daí vai ganhar só um /24.Mas seu projeto vai
funcionar com 254IP?(isto tirando o que perde se for quebrar)

Porém o usuário final vai pagar mais, terá o custo inicial do asn -
R$2100(ISP isento), mais    o custo inicial do bloco - R$5250(ISP =
R$2100) Só a manutenção anual que é mais barata, R$1600 versus R$2100 do isp

Mas não acho vantagem, você terá muito mais IP como ISP pagando menos,
do que usuário final :)
Outra coisa, já pede o ipv6, isto é inevitável, ficar sem pensar nisto
não dá.

Dúvida: Se uma empresa adquire o AS para usar somente na matriz, por
exemplo, seu escritório administrativo + servidores que hospedam
serviços que ela vende para o seu público, ela é um usuário final ,certo?

Mas e se esta empresa adquirir um clear channel para conectar sua nova
filial(seja na mesma cidade ou em outra) e fornecer uma subrede para
este novo local, ela se transforma em ISP? Vai ter revisão de taxas?

Por fim, as políticas permitem que, por exemplo, uma operadora, que
fechava BGP no endereço da matriz, seja transferida para a filial,
usando o mesmo asn e divulgando uma rede maior, para por exemplo se
acontecer um acidente na região da matriz, ou um incêndio, sei lá, a
filial continue operando, como backup?

A dúvida é que eu estava conversando com o contábil e recebi esta
informação:

"Matriz e filial têm CNPJs diferentes e, para fins fiscais, são tratadas
como pessoas autônomas. Precedentes do STJ." Sendo assim, entendo que
não poderia continuar a usar o mesmo asn(com uma subrede diferente) no
outro local, sempre associei ASN com a entidade no registro.br, que é
atrelada ao cpf/cnpj

Obrigado e desculpem o email longo