[GTER] Cadastro em IRRs é necessário?

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Sun Aug 31 14:12:19 -03 2014

> A necessidade ou não do IRR ou PeeringDB depende de com quem você mantém
> sessão BGP. Vários provedores de conexão BGP tem exigido cadastro em IRR;
> vários peers em PTTs pedem cadastro no Peering DB antes de estabelecer uma
> sessão.
>
> Então a necessidade ou não depende, mas é recomendado. Em geral acaba-se
> precisando.

isso ai, eu acreditava que IRR era só uma melhor prática e mantinha o meu
no bgp.net.br
mas ao fechar bgp com a ntt eles me exigiram manter no IRR deles ou um que
eles espelhem, e só liberam filtros bgp conforme IRR especialmente no caso
de transitos
essa postura de operadoras como no meu caso da ntt é positiva demais pois
acaba forçando o operador a de fato, manter o IRR, ja que a taxa de
registros no IRR criados e nunca mais mantidos, e que não refletem a
realidade das rotas, é bem alta...