[GTER] Critérios para eleição de rotas BGP

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Sat Aug 30 06:14:17 -03 2014

Ola

Este é o conteúdo de um dos slides do meu curso de BGP:

Critérios de eleição de rotas:

Descarta se next-hop da rota não for alcançável
connected < static < dinamic
Entre as dinâmicas:
Existir rota (no roteador) com weight mais alto
Existir rota com maior local-preference
AS-PATH mais curto
Menor atributo origin (IGP < EGP < INCOMPLETE)
Menor atributo MED (Multi Exit Discriminator)
eBGP melhor que iBGP
eBGP: oldest path, lowest router/originator-id, shortest cluster-list, lowest neighbor address

Vale frisar que, após o MED (que o ROS também possui), rotas EIGRP ganham de eBGP, rotas OSPF e RIP ficam entre eBGP e iBGP e somente então os últimos critérios entram

Fonte: How the Best Path Algorithm Works

!3runo Cabral

--
Cursos e Consultoria BGP