[GTER] link aggregation

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Thu Aug 28 22:07:01 -03 2014

Vamos lá:

1. É comum que o limite seja de 8 portas, mas há implementações com números
menores (ex: 4 interfaces) ou se não me falha a memória, até maiores (mas
não achei um doc aqui agora para provar).

2. O número de interfaces agregadas pode ser arbitrário, porém, se não for
potência de dois, isso pode levar ao desequilíbrio de tráfego no sistema e
a um maior desbalanceamento do tráfego. Isso ocorre porque o balanceamento
é feito por meio de um "hash", acelerado por hardware. Em algumas
implementações existe uma tabela fixa com um número pré-determinado de
entradas (ex: 8 entradas, ou 16 entradas). A tabela mapeia cada valor de
hash para um membro do grupo.

Exemplo: supondo uma tabela de balanceamento de 8 entradas, para dois links
a tabela fica assim (50% para cada link):

1  1
2  1
3  1
4  1
5  2
6  2
7  2
8  2

Se forem quatro links, dá 25% para cada um:

1  1
2  1
3  2
4  2
5  3
6  3
7  4
8  4

Agora, se forem 3 links, fica desbalanceado, com 37,% do tráfego nos links
1 e 2, e 25% no link 3:

1  1
2  1
3  1
4  2
5  2
6  2
7  3
8  3

3) Finalmente, lembre-se que o bom aproveitamento de um conjunto de link
aggregation depende da boa distribuição do tráfego entre origens e destino
distintas. Se o tráfego for muito concentrado ou se houverem poucas
conexões "pesadas", há o risco de saturar um link sem ocupar o outro. É
sempre conveniente reservar um "fator de ineficiência" na conta do link
aggregation. O valor exato depende da estatística e da distribuição do
tráfego, mas o certo é que nunca se pense em usar 100% do link.
Simplesmente não funciona e causa problemas de descarte de pacote meio
"aleatórios" e que podem passar "batido" sem que ninguém entenda porquê.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366
Tel: +55 (31) 3305-5620