[GTER] Routers Juniper

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Thu Aug 28 10:34:42 -03 2014

Em 28 de agosto de 2014 09:16, Vicente De Luca <vicente.luca at gmail.com>
escreveu:

> [...]
> 9k, por um problema conhecido e que já comentei em outro tópico da GTER.
> Ja vi levar +- 15 minutos para completar o FIB update quando há mudanças
> drásticas na RIB, como por exemplo flap de uma full session por exemplo.
>
> O assunto foi tópico do NANOG após um pessoal reproduzir os problemas em
> laboratório mesmo com a caixa mx mais power da época (MX240), e ainda assim
> a Juniper diz que esse é um comportamento esperado, e que o tempo é
> totalmente aceitável, pois durante aquele momento você supostamente não tem
> indisponibilidade. (faz sentido ?! me parecem as explicações da Marina

Só para explicar o "interpretação" da Juniper, que neste caso é idêntica à
da Cisco para situações semelhantes: a caixa jamais para de fazer
"forwarding", a tabela em hardware não é "zerada" e leva 15 minutos para
voltar. O que ocorre é que as rotas são atualizadas gradativamente. Parte
das rotas pode ir parar em algum "blackhole", ou então sair por alguma
"rota default" que não seja a melhor. Mas tecnicamente falando, o processo
de forwarding não para.

Diante essa negativa do fabricante em lidar com este problema, chamando
> pelo nome que é, estamos substituindo os edge routers pra ASR 9k, mantendo
> os demais layers em JunOS. Tem sido o melhor dos dois mundos..
> aquela mesma FIB update que leva 15 minutos nos MX10, no ASR 9k leva menos
> de 5 segundos.

Como você falou dos outros layers, acho que você meio que concordou com o
que eu comentei na minha outra resposta... o MX é um excelente core de
pequeno (e médio) porte. O fato de uma caixa pequena, de 2 Us, escalar para
80 Gbps permite criar uma topologia bem resiliente sem necessidade de
investir em um chassis antes da hora. A hora que estourar as 8 portas de 10
Gbps, já estaremos falando de roteadores de chassi com capacidade muito
superior.

> Não acho que Juniper não seja bom. sou fã da plataforma, dos benefícios do
> commit (que o IOS XR tbm tem), da config em XML (tbm) e suporte a netconf
> (tbm), etc etc.
> mas pra função de edge router pra BGP full routing, a linha MX e seu
> processador single core 1.3ghz, pra mim, deixa a desejar por essa simples
> questão esclarecida. se voce não ve problemas em esperar esse tempo, vá em
> frente. é uma excelente caixa.

Velocidade de processador de roteador sempre foi um problema, e sempre
será. Roteadores são desenhados para terem vida útil de 5, 10 anos. Em
roteadores, quando o produto é anunciado, a CPU geralmente já não é "topo
de linha" (porque o tempo de desenvolvimento é muito longo). E depois, com
as atualizações de software, vai ficando para trás. Se usarmos lei de Moore
e vermos que um roteador leva dois anos para chegar ao mercado, e depois
fica em produção mais cinco anos, *só aí já é um fator de perda de
performance de 30x com relação às CPUs de mercado*.

Compare com um servidor moderno, que para aplicações pesadas não dura 2
anos. Quando chega no segundo ano de vida útil, os grandes datacenters já
tiram de produção porque a "produtividade" do servidor, em termos de espaço
ocupado no DC e consumo por instrução executada já não compensam. Imagine
fazer o mesmo com um roteador de core. Ele pode até sair do core e ir para
a borda, mas fica na rede durante anos a fio.

Isso pode mudar fortemente com a chegada pra valer de soluções SDN e o
crescimento dos "white boxes", caixas sem marca só para forwarding. Isso
ainda vai dar o que falar.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366