[GTER] Routers Juniper

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Thu Aug 28 10:02:24 -03 2014

Eu conheço razoavelmente bem os dois mundos. Durante muito tempo eu
trabalhei em integrador, vendendo plataformas Cisco. E eu devo ter sido na
época um dos primeiros no Brasil a discutir compra de Juniper (e também de
Extreme), para se ter uma idéia, foi entre 2000/2001...

Resumindo MUITO brevemente, considero que os dois equipamentos (MX5 e ASR
9k) são meio que "complementares" em suas características, o que torna um
ou o outro mais adequados para determinados cenários.

Para aplicações de "core de pequeno porte", ou para agregação de serviços
corporativos, acho o MX muito bem posicionado. Ele faz tudo que precisa e
escala muito bem, começando desde capacidades menores (MX5) até o MX80. E o
suporte a MPLS é muito bom, especialmente VPLS. O MX também é um excelente
router para "carrier Ethernet" e para interconexão.

Para aplicações de "edge" mais agressivas, o ASR 9k é muito superior, até
mesmo devido à arquitetura da caixa. Ele foi feito para isso, para ser um
"edge router" multiserviço. A Juniper nunca recomendou o uso do MX como
concentrador PPPoE; ele até faz, tem licença para isso, mas jamais foi o
foco do equipamento.

São meus dois centavos por hoje :-)

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*