[GTER] tranceivers SFP+ e Routerboards

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Wed Aug 27 13:28:03 -03 2014

João,

Em teoria todos os SFPs deveriam ser compatíveis, e na grande maioria as
coisas funcionam normalmente. Podem haver problemas de qualidade, ou que um
SFP não suporte algum recurso de diagnóstico, esse tipo de coisa. Mas já vi
casos bizarros de incompatibilidade também. O pessoal da lista talvez possa
te ajudar com recomendações específicas para as RBs que você pretende usar.

A minha observação mais específica diz respeito à relação entre a maior
distância e um aumento tanto do consumo do SFP, como da dissipação de
calor. Na faixa de 40 km, já há uma diferença perceptível, então sugiro ver
se a RB tem capacidade de alimentar e dissipar o valor desse SFP.

Em equipamentos maiores isso geralmente não é uma preocupação, mas
considerando que as RBs, por mais capazes e performáticas que sejam, são
dispositivos de pequeno porte e baixo consumo, é bom dar uma olhada.

Carlos Ribeiro