[GTER] PTR IPv6

José Manuel Valente zevalente at gmail.com
Mon Aug 25 16:25:37 -03 2014

Olá Douglas!
Imagino que o DynDNS a que você se refere é o DDNS (Dynamic DNS),
especificado na RFC 2136 (http://tools.ietf.org/html/rfc2136), correto?

Idealmente, a solução, seja em IPv4 seja em IPv6 deveria suportar registros
dinâmicos. A segurança deve ser fato fundamental, independente da versão do
protocolo. A questão é que com o IPv6, você vai ter uma gama grande de
dispositivos conectados. Mas o problema fundamente permanece. Em quem você
confia para permitir que os registros sejam escritos?
Imagine um dispositivo (tablet?) que ingressa na rede, e o nome deste
device é "www". se ele puder escrever, ele vai sobrepor o IP do servidor
web do ambiente?
É importante saber separar o joio do trigo de alguma forma. Ter segurança e
controle.

Bem a grosso modo, o multi cast DNS seria uma forma de encontrar um
servidor de DNS de maneira "mais robusta". Minha primeira preocupação seria
com "quem está ingressando neste endereço de multi cast?". É um equipamento
autorizado, como e quando saber se ele pode ingressar no grupo? Ou temos
agora só mais um ponto de configuração onde escrver o endereço do DNS?
Acho que a idéia do mDNS aliado a técnicas de Zeroconf/Autoconf são boas,
mas não sei se vão te tornar efetivas em larga escala. Muitos desafios a
superar.

o Bonjour da Apple faz uso de zero conf + mDNS. mas é uma aplicação. Ela
roda bem na LAN, mas fazê-la funcionar numa MAN ou WAN traz desafios.

Eu já lí e ví implementações de S.O. que desrespeitavam o equipamento que
faz o advertisement na rede V6 e ignoravam os bits setados nos campos M e
O. Estes não deveriam utilizar o SLAAC para gerar um endereço
automaticamente mas o fizeram. Dada a natureza do V6 pode não faltar
endereço. Mas e o controle de quem está na rede, como fica? Como acessar
este host?

Acho que acabei colocando mais dúvidas do que informações, mas acho que
parte disto é que justamente tudo é muito novo ainda, muita coisa sendo
escrita, ajustada...

Acho que o melhor é planejar, implementar, verificar e atuar (PDCA) sobre o
que você deseja, com a(s) tecnologia(s) que você dispõe.

Se eu puder, ajudarei neste processo com todo o prazer!

Abraço,

Zé Valente