[GTER] Emails do CERT.br sobre copyright

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Sat Aug 23 19:19:37 -03 2014

Pessoal,

A discussão já está esbarrando no off topic, mas vou arriscar um ponto
adicional, já beirando a filosofia. Desculpem pela incursão de um sábado a
noite...

Existe uma diferença (grande porém difícil de definir ou perceber) entre o
puro desrespeito às regras sociais e a propriedade dos outros, e a
desobediência às regras consideradas injustas ou arbitrárias.

Acho que o desrespeito à prioridade intelectual, e o recurso à pirataria,
fica no meio do caminho entre os dois extremos. Há quem copie filmes
piratas porque não se importe com as leis, mas há quem discorde
pessoalmente dessas mesmas leis. Discordar das leis é uma opção perigosa
(afinal, submete o infrator ao peso da lei), mas é eticamente mais
defensável do ignorá-las com intenção de vantagem pessoal.

Muitas vezes, o progresso se faz através da manifestação corajosa dessas
discordâncias. O problema é que protestar sobre isso - sobre pirataria,
direitos digitais, e até neutralidade - parece oportunismo, coisa pequena,
perto de outros temas "mais relevantes" como direitos civis, igualdade
social, etc. Mas não deixa de ser relevante para construir uma nova
sociedade cada vez mais dependente dos meios digitais. Acho que perdemos
uma grande oportunidade ao não nos aprofundarmos mais nesses temas, tanto
em termos éticos & filosóficos como políticos. Precisamos participar mais
desse debate sob pena de vermos novas leis serem simplesmente "empurradas"
sobre nós.

São só meus R$ 0,02 de pitaco...

Carlos Ribeiro