[GTER] PTT-SP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Aug 22 09:46:19 -03 2014

Sobre o marco civil e DNS.
Qual o sentido de se manter log de comunicação de DNS?

A única aplicação prática para isso que eu vejo, é Big Data.
O que pra mim é o único motivo pelo qual o google gasta dinheiro mantendo
diversos Cluster Anycast de DNS recursivo abertos.

E mesmo que seja isso que eles estejam fazendo, não vejo nenhuma falta
contra o marco civil nesse caso.

Sobre o HTTPS, minha opinião é: VIAGEM!
E se for para viajar... Quem garante que NSA, MI6, ABIN, etc, não têm
acesso aos certificados raiz da entidades certificadoras?

Em 18 de agosto de 2014 15:58, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> logs.
> >

> A desativação temporária no Google DNS no Brasil ocorreu na mesma época em
> que o Google implantou a interface de cache purge, o que sugere uma maior
> probabilidade de correlação com esse evento do que discussões do Marco
> Civil. O fato é que o Google nunca divulgou porque chegou a fazer isso, o
> que é condizente com sua política de não informar motivos para decisões
> operacionais... o que para nós parece algo super relevante, para eles é
> cotidiano; a cada momento eles estão fazendo algum ajuste operacional que
> [...]

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação