[GTER] Bgp com operadora usando /29

Shine eshine at gmail.com
Sun Aug 17 11:08:03 -03 2014

João,

Ter redundância de caixa sem ter redundância de link da mesma operadora é
manter um mesmo ponto de falha, no final sempre vai ser a mesma porta que
pode falhar, seja por falha total do equipamento ou falha do equipamento de
conexão. Há a hipótese de uma falha de software, mas aí se protegeria de um
lado e do outro se manteria o mesmo risco lógico, já que os peerings caem
no mesmo roteador da operadora.

Acredito que seja melhor manter uma caixa em cada operadora e trabalhar as
falhas de forma sistemática, ou seja, um conjunto inteiro (equipamento,
conexão) cuida individualmente do acesso de operadoras distintas para
acesso à Internet.
Do que ter mais links de cada operadora para cada caixa (aí você estaria
tendo redundância nos links e nas caixas de uma forma mais abrangente), eu
acho que um investimento em uma terceira caixa e um terceiro link para uma
terceira operadora distinta traria mais resiliência a um custo operacional
mais atraente.

Eu acho que usar VRRP para uma troca de peering algo muito arriscado e
duvidoso. Certamente um VRRP/HSRP escutaria bem as requisições para o
Virtual IP, mas não vejo com bom olhos as conexões que se iniciam de um
roteador com endereço VRRP, nada no padrão indica a operação disso, então
no caso de uma convergência, não fica claro como os estados do BGP
passariam de um roteador para outro. No momento atual eu ainda acho mais
recomendável usar os mecanismos de convergência do BGP, se possível com uma
detecção de falhas (BFD), que são práticas mais à prova de campo.