[GTER] Como grupo de operadores falhamos...

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Thu Aug 14 12:55:32 -03 2014

[thread movido da caiu]

On Thu, Aug 14, 2014 at 11:49:54AM -0300, Everton Marques wrote:

> Pena que o draft do "bounded longest match" não pegou:
>
> "Rather than use a filter, this draft proposes a method of modifying
> the BGP [RFC1771] longest match algorithm by setting a bound on the
> prefix lengths eligible for preference.  A bound would operate on
> long prefixes when covering route announcements are available; in
> certain circumstances it would cause a router to prefer an aggregate
> over a more specific route announcement."
>
> http://www.potaroo.net/ietf/idref/draft-white-bounded-longest-match/

Filtros é uma forma, agregação da FIB[1] outra. Mas me diga qual é
motivação de um fabricante, que vive majoritariamente de vender novas
caixas, de estender muito a vida útil dos seus equipamentos? Depender
somente deles não me parece uma boa estratégia.

E claro, vale lembrarmos que existem técnicas[2], bastante bem
documentadas há mais de 15 anos, que permitem boa engenharia de
tráfego sem a necessidade de desagregação global. Vale lembrarmos pois
grande parte, incluindo o topo, do ranking[3] dos maiores porcalhões
da desagregação de rotas do mundo são daqui!

Falhamos com a desagregação como também falhando com os filtros
anti-spoofing. Estes são dois casos aonde me parece que somente o
histórico espírito de colaboração da rede tem como ajudar.

Se até agora falhamos a pergunta que fica é, temos como grupo de
operadores nos organizar a ponto de vencermos estes problemas?

> Everton

Fred

[1] http://tools.ietf.org/html/draft-zhang-fibaggregation-02
    http://tools.ietf.org/html/draft-zhang-evolution-02