[GTER] Packet Loss Mikrotik x86 placa Intel

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Sat Aug 2 21:26:18 -03 2014

Em 02/08/2014 15:30, Gustavo Stocco escreveu:
> Olá MArcelo,
>
> Quais problemas ocorriam quando você utilizava a quad-port?
Perda de pacotes e lentidão. Quando testei ela meu tráfego ainda estava
em 1Gbps se eu não me engano.

> Qual a principal diferença entre o modelo ET e PT?
A PT é boa também mas usa o driver em(4) e essa não tem suporte à MSI-X
o que te impossibilita de fazer um CPU Affinity distribuído nos cores.
Na PT você vai ter 1 interrupção e só poderá jogar para um core. Já a ET
usa o driver igb(4) que tem MSI-X e outras melhorias. Abaixo um exemplo
da minha igb4:

  igb4 pnpinfo vendor=0x8086 device=0x10c9 subvendor=0x8086
subdevice=0xa04c class=0x020000 at slot=0 function=0
handle=\_SB_.PCI0.BR12.S5F0
                 Interrupt request lines:
                     300
                     301
                     302
                     303
                     304
                     305
                     306
                     307
                     308

Posso distribuir essas interrupções nos cores:

/usr/bin/cpuset -l 5 -x 300
/usr/bin/cpuset -l 4 -x 301
/usr/bin/cpuset -l 3 -x 302
/usr/bin/cpuset -l 2 -x 303
/usr/bin/cpuset -l 1 -x 304
/usr/bin/cpuset -l 0 -x 305
/usr/bin/cpuset -l 0 -x 306
/usr/bin/cpuset -l 1 -x 307
/usr/bin/cpuset -l 2 -x 308

Do 0 ao 5 é a minha CPU1 e de 6 à 11 a minha CPU2. No caso acima eu
distribuí a minha interface nos cores da CPU1. Como eu tenho 8 portas de
1 GbE e 2 de 10GbE, fiz um CPU Affinity de acordo com o uso das
interfaces e o diagrama de arquitetura da motherboard.

> Aqui na 5.26 o sistema está travando de forma aleatória, mas não perde
> pacote.
> Se eu dou upgrade para a 6.17 ou qualquer outra 6.x ele perde pacote, mas
> não trava.
A versão 6.x ainda está muito problemática ao meu ver, mas só posso
falar em relação ao PPPoE. Muitas pessoas usam o RouterOS para
roteamento BGP e falam bem, embora já tenha lido aqui na lista diversos
relatos de problemas como o da rota presa. Bem, não sei em que pé está
esse problema.

> Abraços
Outro.