[GTER] RES: PPPoE através de VPLS

Rôney Eduardo roneyeduardosantos at gmail.com
Fri Aug 1 17:08:53 -03 2014

Em 31 de julho de 2014 08:19, Alexandre J. Correa (Onda)
<alexandre at onda.net.br> escreveu:
> Nunca tive esta sorte...
>
> Tenho 4 R210II pra pppoe... um deles (ou dois), as vezes fica maluco,
> continua autenticar, fazer qos e tudo mais.. só que da crash em tudo que vou
> tentar fazer, por exeplo abrir um 'New terminal', ou qualquer alteração que
> faço, no proximo reboot, perco tudo o que foi feito...

Alexandre,

Por aqui eu uso Supermicros, chassis de 1U. Acho eles excelentes
porque são bastante compactos, dá pra fixar em racks abertos (se
quiser, posso repassar as especificações). Possuo 10 deles na rede
para autenticação PPPoE e nunca tive problemas significativos.

Usei neles ROS desde a 5.16 e hoje todos estão na 5.26. O único
problema que tive foi um deles, quando estava ainda com a versão 5.20,
bloqueou totalmente para gerência (telnet, ssh, winbox)...mas as
autenticações PPPoE, OSPF, tudo funcionava normalmente. Foi o único
problema que eu tive em mais de dois anos de uso.

Já pensei em trocar tudo por Juniper, mas nunca tive realmente
problemas com o uso de Mikrotik pra autenticar os assinantes, então
não vou mexer em time que tá ganhando...

Meu concentrador mais ocupado (com maior número de assinantes
conectados) está assim:

Concentrador 10 = 1502
   cpu-used: 41
   cpu-used-per-cpu: 22%,29%,29%,83%