[GTER] IRR

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Apr 28 18:29:12 -03 2014

> Dando uma pesquisada em IRRs supostamente não comerciais pelo mundo
> encontrei:
>
> Internet Routing Resgitry
> -------------------------
>
>    Em http://www.irr.net/, com referência ao Brasil constam:

IRR.net é mantido pela Merit, a que mantém o RADB.

>     - http://www.irr.net/docs/list.html#PEGASUS
>        - irr.abranet.org.br e whois.abranet.org.br não resolvem

Esse projeto não está mais ativo.

>        - irr.org.br resolve a mesma coisa que bgp.net.br
>     - http://www.irr.net/docs/list.html#SCW
>        - http://whois.scw.net.br/ encaminha para http://bgp.net.br/

Sim, todos esses domínios são o TC IRR, antigo SCW IRR.

RIPE
> ----
>

> http://www.ripe.net/data-tools/db/the-internet-routing-registry-history-and-purpose

Muito usado por redes que tenham recursos de numeração do RIPE.

> Aí vem a pergunta:
>    Aonde se classificam http://www.radb.net/ e http://www.bgpmon.net/
>       A partir de quando vale a pena manter o registros nessas bases pagas?

A partir do momento que você precisa de um SLA para culpar alguém.

> ISENÇÃO
> -------
>    Esse não é o tipo de iniciativa que deveria partir de um órgão de
> coordenação isento?

Existem os dois modelos nas diversas regiões de numeração. Na região
América do Norte o RADB é dominante e nem sei se o IRR do ARIN ainda
funciona... já na Europa o RIPE é o IRR dominante. Isso indica que não haja
resposta certa ou errada.

>       Qual o papel no CGI(e derivados) na manutenção deste tipo de base?

Nenhum.

>    Existe alguma replicação das informações repassadas ao bgp.net.br às
> demais bases do mundo?

Sim, o TC/SCW IRR é replicado pelo RADB e acho que alguns poucos outros. Na
prática, a replicação pelo RADB é a que atribui melhor visibilidade e as
outras são brinde.

>       E a recíproca?

O TC/SCW IRR replica um n-zilhão de outros IRRs ao que eu lembre.

Rubens