[GTER] Operadora de Internet - Home

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Thu Apr 24 23:00:58 -03 2014

Diante de uma oferta, 5Mb por 59,90 e 10 Mb por 89,90, o valor parece alto
para uma diferenca tao pequena de velocidade e acabam optando pelo de 59,90.
Mas e se a comparação fosse entre 5 Mb por 59,90 e outra de 89,90 por 80 Mb
ao invés de 10? É possivel prever o resultado de um testes desse?

É compreensivel pensar que para destinos internacionais a performance vai
ser menor que para destinos locais. Acredito até que mais critico e
problematico que destinos internacionais sejam os nacionais. Hoje é mais
caro vc contratar um transito IP da Embratel que um internacional da L3 ou
TIWS. E isso regulador nenhum vai conseguir mudar.

Discordo do Bruno quando ele diz que o provedor local tem que trabalhar
entre o ticket de 35 a 85 reais. Isto não é enfrentar, mas fugir da
concorrencia. A questao é conhecer a concorrencia e atacar seus pontos
fracos. Se vc sabe que esta competindo com a OI no ADSL, vc sabe que ele
nao pode, por razões técnicas, oferecer velocidades maiores que 24 Mbps.
Monte seu pacote inicial de 24 Mbps pelo preço que ele vende 8 Mbps. Ele
nunca vai ate alcançar.

A questão é que as operadoras vendem combos com Tv e telefone e agora com
celular. A missão é desmitificar que combo é vantagem. Como fazer isso?

Mais um ponto que me lembrei fechando o email. Disseram que a maioria dos
clientes preferem o menor preço e nao a maior velocidade. Quem opta pela
maior velocidade são poucos nerds e gamers, ou seja, heavy users.
Sabemos também que é parte intrinseca da natureza humana querer levar
sempre mais por menos.
Conclusão: Crie produtos de maior velocidade por preços de velocidade
menor. Seu cliente nunca vai usar a velocidade disponibilizada para ele.
Isto não é crime, é apenas a estatistica a seu favor.

Faça upgrade de 4 Mb para 40 Mb, de 10Mb para 100Mb e aumente o preço em
10% ou 15%. Será que as pessoas nao mudam? Se mudarem, vc vai ter
fidelizado este cliente pra sempre.

Abs,