[GTER] Operadora de Internet - Home

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Thu Apr 24 09:55:52 -03 2014

Realmente, já fizemos diversas avaliações para lançar fibra apagada mas
sempre esbarra nos custos diretos e indiretos envolvidos nisso.

Sobre a última milha: nosso Teleporto está na região metropolitana de
Curitiba (Quatro Barras), a cerca de 15~20km do centro da cidade e
efetivamente a uns 4km da BR116 entre PR e SP por onde passa grande parte
(senão todos) os enlaces que conectam o Sul do Brasil ao restante do país e
além de Copel e Embratel, todos os serviços de outros provedores que por
ventura cotamos ou contratamos são com última milha de um desses 2.

Outra solução que algum dos lados acaba propondo em reuniões com provedores
é de link por rádio (temos uma torre de 60mts com boa visada pra grande
parte de Curitiba) mas sabe-se lá porque nunca vai pra pra frente, talvez o
retorno ($$) para eles seja menos vantajoso que uma fibra, e
particularmente tenho minhas dúvidas quanto ao desempenho para a nossa
operação (grande parte video em tempo real).

Dando nomes aos bois, já tentamos Level3, Algar, Sul! e vários outros,
alguns sequer se deram ao trabalho de responder e/ou vir tomar um café,
bater um papo e saber o que fazemos. Talvez contratos de 5, 6, 7
dígitos/ano ainda seja pouco para termos um atendimento adequado. À
propósito, se alguém de Curitiba ou região quiser dar alguma dica nesse
sentido, sou todo ouvidos :)

[]'s