[GTER] Dúvida: ativar serviços no LoopBack

Wenderson Souza wendersonsouza at gmail.com
Tue Apr 22 12:38:31 -03 2014

Em 21 de abril de 2014 13:30, Raimundo Santos <raitech at gmail.com> escreveu:

> Boa tarde a todos!
>
> Vejo bastante o pessoal falando em ativar serviços de rede (VPN e OSPF,
> principalmente) em interfaces LoopBack. Salvo engano meu, já ouvi falar de
> P2P entre roteadores via LoopBack.
>
> O conceito de LoopBack que tenho implica nas famosas interfaces lo e no
> bloco IPv4 127/8.
>
> Como um serviço de rede que deve se comunicar com o exterior, com as redes
> as quais pertence, pode operar sobre interfaces e endereços de LoopBack?

Olá Raimundo Santos,

Antes de trabalhar com BGP eu tinha o mesmo pensamento, só fui entender bem
o funcionamento com "loopback" após aceitar que não é feito em cima de
"endereços" de loopback como você citou e sim sobre uma "interface" de
loopback, que nada mais é do que uma interface lógica, que está sempre UP e
que só fica down se você desligar ela manualmente.

Como você citou, sobre as interfaces lo e ip 127/8 do IPv4, mas você pode
setar outros endereços nas interfaces loopback's além dos 127/8 da vida.

Atenciosamente,

Wenderson Souza - wendersonsouza at gmail.com
  Skype: wendersonsouza