[GTER] Quantos de vocês usam o OpenSSH?

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Tue Apr 15 18:33:45 -03 2014

Boa noite pessoal!

Assim como o desenvolvimento do OpenSSL, o OpenSSH é open source.

OpenSSL é uma iniciativa bem distante e não relacionada ao OpenBSD, apesar
do nome sugerir o contrário. Praticamente o mundo todo usa ambos. Mas, ao
que tudo indica, o OpenSSH, fomentado pela OpenBSD Foundation, não recebe
tanta atenção quanto o primeiro.

Quantos não são meus amigos e conhecidos que usam SFTP, SSH através das
ferramentas oferecidas pelo OpenSSH e nem sabem de onde vem tamanho
trabalho. "OpenBSD?! Nunca ouvi falar...", eles dizem.

Porém, tanto quanto o OpenSSL, a importância do OpenSSH está debaixo de
nossos narizes. E por baixo de muita aplicação.

Não obstante, no mesmo cesto, temos: OpenBGPD, OpenOSPFD, OpenNTPD, o
novato OpenSMTPD, o tão aclamado PF, e claro, o próprio OpenBSD - vocês
conhecem o relayd?

Maravilhosos projetos como esses (e digo maravilhosos, pois são raros os
projetos open source que realmente primam por: código legível, corretude de
tratamento de memória e entrada de usuário, documentação impecável e
simples de encontrar e entender) podem ter um drástico fim, simplesmente
por não receberem o devido respeito.

Assim como heartbleed foi descoberto e mitigado, quão alvoroçado não
ficaria o mundo se Theo de Raadt e Damien não dissessem: ops... um bug
tremendo!

Ainda assim, poucas são as doações para a OpenBSD Foundation.

Eis o email na openbsd-tech que me motivou a escrever aqui:

http://marc.info/?l=openbsd-tech&m=139701504619255&w=2

Gostaria que o pessoal da lista que depende fortemente de algum desses
componentes (duvido que alguém aqui não dependa do OpenSSH de algum modo,
hehehe), considere alguma contribuição:

http://www.openbsdfoundation.org/campaign2014.html

Obrigado pelo seu tempo em ler minha mensagem,
Raimundo Santos

N.B.: será que um dia veremos uma lib SSL/TLS implementada com todo o rigor
dos desenvolvedores do OpenBSD? Espero que sim!