[GTER] Divisao blocos ipv6

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Tue Apr 15 16:28:04 -03 2014

On 15/04/14 15h19m, Douglas Fischer wrote:
> Caraca, 8 bits p/ redes no usuário final?
>
> Estamos falando de usuário doméstico ou corporativo?
>
> Faz sentido de mandar mais que 4 redes /64 para usuários domésticos(eu
> diria até 1)?

É uma boa pergunta.

Hoje, talvez não faça. O CPE do usuário, mesmo que suporte IPv6, talvez
nem saiba trabalhar com mais que um /64 a menos que se faça uma
configuração manual.

Num futuro próximo, provavelmente fará. Os equipamentos na residência do
usuário criarão subredes automaticamente. Talvez mesmo aplicando filtros
automáticos em redes com diferentes perfis. Por exemplo, as redes de:
jogos, automação residencial, segurança, computadores, etc, terão cada
uma um /64 e um perfil de segurança diferentes.

No IPv6 cada rede precisa de um /64.

Já vi uma tecnologia baseada em IPv6 em que *cada dispositivo* era uma
*rede /64 independente*, eles usavam autoconfiguração, e formavam uma
rede mesh sem fio com roteamento camada 3 entre si. Nesse contexo, que
não sei se algum dia chega dessa forma ao mercado, ou não, um /56 pode
até ser pouco. Imagine se cada lâmpada inteligente em sua casa precisar
de um /64.

O importante é não dificultar a evolução da Internet das Coisas dando
poucos endereços para os usuários, e obrigando os desenvolvedores a
pensarem em arquiteturas mais complicadas. Não sabemos bem que rumo as
coisas vão tomar ainda.

Reserve em seu plano de numeração pelo menos um /56 para cada usuário
doméstico. Mesmo que hoje você entregue apenas o mínimo possível que é
um /64. Não vejo nada de errado em entregar blocos menores que /56 hoje.

Lembre que *com seu /32* você pode atender *16 milhões de usuários com
um /56 cada um*. Se você tiver mais que 16 milhões de usuários, estude a
possibilidade de solicitar blocos adicionais ao Registro.br.

Para usuários corporativos, o padrão bem aceito internacionalmente é um
/48: 16 bits.

[]s
Moreiras.