[GTER] GVT usando RPF?

Rinaldo Vaz rinaldopvaz at gmail.com
Wed Apr 9 12:43:58 -03 2014

>Mas porque você queria ligar o RPF, anti-spoofing ? Anti-spoofing se faz
>com filtros sem precisar de RPF...

Por dois motivos:

1-Porque o NIC.br em seu portal de boas práticas ensina a filtrar spooging
aplicando RPF

http://bcp.nic.br/filtro-antispoofing-exemplo-para-cisco/

!  habilitando Strict uRPF
ip verify unicast source reachable-via rx

http://bcp.nic.br/filtro-antispoofing-exemplo-para-juniper/

(...)
               /* habilitando Strict uRPF  */
               rpf-check fail-filter rpf_dhcp;
(...)

2- Para não ter que atualizar uma ACL sempre que o cliente solicitar
liberação de filtros BGP. As as causas de desvio de tráfego no PTT são no
meu ver consequência dessa necessidade manual de atualizar filtros. Ativar
um novo cliente BGP->atualizar as expressões regulares no filtro PTT-IN. Um
mecanismo manual de bloqueio de spoofing é ineficiente quando se tem o
tamanho da GVT