[GTER] RES: Viramos piada na internet mundial

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Sat Sep 28 09:17:48 -03 2013

2013/9/26 Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>:
> Nao, nao seria assim nao.
>
> As empresas venderiam banda sem ter como entregar, as ligacoes cairiam no meio das conversas, voce nunca falaria com o atendimento quando tivesse um problema, nunca resolveria uma cobrança errada e jamais poderia cancelar o serviço sem cobrança de uma multa vultosa ou sem ficar horas no telefone tentando convencer algum atendente a te fazer o favor de aceitar seu cancelamento. E mudar de operadora nao resolveria nada porque o oligopolio permite que o serviço seja ruim em todas.
>
> Epa, mas é exatamente assim que é agora!?

Se seria melhor com ou sem regulamentação, só fazendo para ver. Eu me
lembro de quando não havia CDC. Eu estava aqui. Eu vivia aqui. Eu não
acho que o 'equilíbrio de mercado' faria uma empresa capitalista, por
exemplo, parar de vender 10 e entregar 2. Bastaria todas entregarem um
serviço 'fraquinho' para que fosse possível faturar muito mais. E,
concordo contigo, mesmo regulamentado, ainda continua ruim. Não creio
que se não houvesse regulamentação haveria, por exemplo, opção de
escolha de provedor onde vivo. Mas, acho que viveremos na dúvida por
muito tempo ainda.

Um outro fator é que, para abandonarmos a regulamentação, teríamos que
abrir mão de tudo? E quem faria as leis? E como as leis seriam feitas?
E como seriam evitados os abusos de poder econômico desse ou daquele
grupo? Pelo que tenho lido, há uma corrente que diz que nada disso
aconteceria se não houvesse regulamentação. Mas, e quando as coisas
acontecessem fora do esperado, o que faria o pequeno?

Não sei se seria pior ou melhor sem regulamentação, mas no estágio em
que nos encontramos, acho complicado uma regulação por si só nos
mercados.

Obrigado.

Cássio