[GTER] Vida útil baterias estacionárias em no-breaks

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Sep 25 12:00:58 -03 2013

20 anos? Pra mim é mito!
------------------------
Se você colocou um No-Break para alimentar um equipamento é porque você não
quer se sujeitar a paradas inesperadas.
Você vai se fiar em uma bateria com mais de 5 anos para tocar algo crítico?

Aumentar a durabilidade
-----------------------
Procure por um dispositivo chamado "analisador de baterias".
Ele vai medir a tensão entre cada bateria e também a corrente do circuito,
e assim verificar a impedância de cada bateria.
A redução da impedância da bateria indica que o fim da vida útil da
mesma(antigamente diziam "colando as placas"). Essa bateria já foi para o
beleléu, mas o importante é que substituindo ela rapidamente, você não vai
expor as demais baterias do circuito a um esforço que reduziria a vida útil
das mesmas.
Existem modelos com e sem monitorament via rede IP, o que implica em custo.
A escolha neste caso(datacenter) é óbvia.
P.S.: Não são todos os no-breaks que suportam este tipo de equipamento.

4 de 45Ah, 2 de 100Ah
---------------------
Baterias de tamanho diferente significa cargas de impedância diferente,
oque significa que você estará expondo algumas das baterias a esforços
diferente dos quais elas foram dimensionadas.
Em resumo, você está diminuindo a vida útil das baterias...

Qual teste eu poderia fazer?
----------------------------
Presumo que esteja usando um no-break legado que não te forneça nenhum tipo
de informação, então segue a GAMBIARRA.
Tire esse no-break de produção por um tempo(eu sei que isso é duro de
ouvir), e deixe ele vazio(ou com pouca carga) carregando as baterias por um
dia ou mais.
Arranje um conjunto de cargas invariáveis que consumam uma potência entre
60-70% da capacidade nominal do no-break. Recomendo que use cargas
puramente resistivas. Não use motores pois são cargas indutivas. Ferros de
passar são uma boa.
Ligue as cargas ao no-break, mantendo-o alimentado por um tempinho(5-10
minutos) e então desalimente o nobreak. E meça o tempo de autonomia do
no-break.
Para você ter uma boa noção de qual bateria é a vilã da jogada, acompanhe
com alguns multímetros a tensão de cada bateria durante o teste a quente.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação