[GTER] RES: Recomendações Mikrotik, VLAN, PPPOE, DHCP, IPv6.

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Tue Sep 17 19:51:34 -03 2013

Como já foi citado e não adianta repetir o que já foi bem colocado, é
utilizar os túneis e centralizar o pop.
O que tem que cuidar é a redundância para que funcione direitinho e
procurar eliminar os pontos únicos de falha.

Quanto ao equipamento, a cloud core router pode aguentar, com o contrack
desativado, sem "helpers" e sem muita regra de firewall de duas a três mil
conexões pppoe simultâneas. Isso é algo que a mikrotik precisa melhorar
pois acaba sempre sobrecarregando um dos cores o processo de autenticação,
deixando um processador "abarrotado" e os outros livres. Quatro delas já dá
para fazer um bom trabalho.

Eu costumo diferenciar os clientes "full" dos "pppoe" criando uma vlan /
mpls exclusiva para eles e atribuindo uma faixa de ips pra eles. Tem que
tomar cuidado com o dimensionamento dessa faixa para não sobrar e nem
faltar, mas pra isso você faz um estudo caprichado e pode encontrar uma
fórmula mediana. E, enfim, em tempos de ipv6, ficar se preocupando muito
com isso fica no passado.