[GTER] RES: Recomendações Mikrotik, VLAN, PPPOE, DHCP, IPv6.

Adriano Struck - TPA adrianos at tpa.com.br
Tue Sep 17 10:15:22 -03 2013

Este esquema de transporte de L2 sobre L3 eu utilizo aqui a muito tempo.
Coloquei 4 Routerboards no datacenter principal aqui e transporto usando
EoIP. Cada EoIP vira uma vlan, que vai para o  PPPoE Server.

Para ter redundância, faço 2 tuneis EoIP por segmento L2. Com isso, se uma
das RB´s da central der crash, a outra assume (claro que os clientes PPPoE
vão se desconectar, mas funciona).

Somando as 4 RB´s hoje transportamos mais de 1 Gbps.

Att.

Adriano Struck
Gerente de Redes – TPA Telecomunicações
(47) 8406-4438